Equipes Auto-Suficientes:

 

 

FT – Força Tarefa:  Reconhecimento e primeiro contato com futuras áreas de atividade, mapeamento, fotografia, auxilio aos guias promovendo velocidade e agilidade em atividades a uma equipe podendo substituir o guias, função de esclarecedor em locais de trilhas indefinidas ou sem trilhas, esclarecedor em travessias de obstáculos naturais, balizamento e montagem de áreas de saídas emergenciais e suporte a resgates e evacuações, meteorologia, segurança social da zona de estacionamento, primeiros socorros.

 

Reconhecimento é uma operação  conduzida por uma equipe, como FT,s ou Ge,s, cujo propósito é obter informações referentes às atividades e  coletar informações de caráter geográfico, meteorológico e logístico, referentes à área provável de atividade. Este tipo de reconhecimento complementa o emprego de outros sistemas de inteligência e sempre tem como objetivo informações de valor estratégico preventivo.

 

Segundo o conceito empregado nas  forças armadas, recon  é a designação dada às ações de reconhecimento e prevenções conduzidas por equipes especiais para obter ou verificar, através de observação ou de outros métodos de coleta, informações a respeito de capacidades, intenções e  de uma potencial atividade com variedades dificuldades, ou para obter também dados seguros sobre as características físicas e meteorológicas de uma determinada área. O reconhecimento especial inclui a definição de objetivos, a avaliação de área, e o controle de resultados. Este conceito é similar ao adotado pelas Forças armadas.

 

Um reconhecimento especial pode ser conduzido independentemente ou em apoio às atividades convencionais ou não. Normalmente é uma ação que requer elevada responsabilidade e é executada por grupos de pequeno efetivo, que empregam técnicas de atividade de prevenções e segurança para futuras atividades .

 

Quadro de Integrantes : Romão - Cassique - Casais - Priscila -  Beatriz - Zarot - Beth Zarot - Claubert - Tchequinho - Hellem - Douglas (GRA) - Douglas (PQD) - Rodrigo Borges - Carlos Alexandre - Freitas - Julio - Felipe (Black Power) - Guilherme - Serpa - Banagia  - Damazio -  Ralado - Fernando Sodré  - Batista  -  Rafael sena  - Leandro Bocão  - Maglane - Sidnei - Felipe (Cunha) - Orelha - Kleber - Charles - Mike (Belo) - Senna - Ruan Careca - Andinho - Paiaka - Thiago Viana - Anderson Bob - Diego Daniel - Jorge - Denis - Diego Maia (Paulão) - Pablo - Rodrigo Bethania - Marcelo Marins (Negão), Elaine Ribeiro. 

 

AP - Apoio:  Apoio logístico principalmente ao excursionistas e montanhistas menos experientes, manutenções paliativas nas atividades, comunicação e telecomunicação, pavimentação dos obstáculos, apoio técnico, reserva emergencial de suprimentos, identificação e conservação de fontes de suprimentos, auxiliares de guias podendo substituí-los, primeiros socorros, identificação e viabilização de estacionamentos.

 

A logística, geralmente conhecida como serviço de apoio as atividades, está normalmente dirigida à condições desconhecidas, como as previsões incertas ( que contam com apoio da FT). Estas podem reduzir a incerteza sobre os fornecimentos e serviços que serão necessários para uma atividade assim como desenvolvimento da mesma, onde e quando serão necessários ou mesmo a melhor maneira de fornecê-los e apoiar integrantes individuais e toda equipe. A logística compreende o tempo e espaço em atividade: equipando, fornecendo, movimentando e mantendo a equipe e suas condições em atividade.

 

O trabalho dos integrantes do apoio  na logística de uma grande atividade também é calcular o custo da atividade para os locais.

 

O conceito de equipamentos/serviço certo, no local certo, no tempo certo, inicialmente desenvolvido em termos operacionais que copiamos das forças armadas, facilmente transita para o mundo empresarial, tendo sido adaptado, na sua gênese, com a perspectiva de movimentar e coordenar o ciclo de produtos finais (distribuição física) para, com o passar do tempo, assumindo novas exigências, devidas a várias causas, entre elas, o aumento das pressões dos custos.

 

A logística caminha hoje em dia de mãos dadas com o pensamento estratégico. Os dois raciocínios apresentam-se interligados e a sua presença pode ser notada nos lugares menos comuns, nas práticas menos habituais, onde a exposição ao risco é sequentemente elevada assim como o nosso tipo de montanhismo do Grupo Granito. Tornou-se, assim, estritamente necessário dominar as variáveis tempo, custo e qualidade do serviço, de forma a gerar novas configurações do custo , qualidade e serviço entre eles. A reinvenção da estratégia e da logística passou a ser um discurso comum nos dias do mundo militar e empresarial e inevitavelmente em nosso grupo, em que os desafios são incomensuravelmente superiores aos das antigas atividades do grupo sejam as convencionais ou a diferenciadas. Destes desafios surgirão, esperam-se, novos desenvolvimentos logísticos passiveis de aplicação em nosso tipo de montanhismo.

 

Sistemas que não cumpram objetivos são exatamente aquilo de que a logística não necessita. Assim se percebe que chegou o momento em que a logística empresarial e à logística militar ensinam muito ao nosso Grupo de e também a todas as organizações de esporte radicais e ecoaventura do que o contrário, como tem sido habitual. Pelo menos na definição de alguns princípios que possam ter por base o funcionamento em rede, a criação de valor conjunto e a formação de parcerias para um bem comum. A estratégia e a logística combinam-se para conceber as melhores formas de utilizar as tecnologias, os equipamentos/serviços, soluções e presenças (virtuais ou reais) para se puder intervir em vários lugares em simultâneo (mesmo aqueles que são de difícil acesso), no sentido de tornar nossas atividades mais seguras e proveitosas eliminando todo tipo de desgastes.


Quadro de Integrantes: Haroldo - Nica - Cláudio Luiz – Araújo - Carlos Alexandre – Ralado -  Marcio Sodré -  João Romão - Nattasha  - Carla – Simone - Cecília - Eduardo Batista - Vitor Bocão - Fabio Lingüiça - Elaine -  Boneco – Cacau – Dedeco - Rodolfo (2)  - Arisom – Josimar – Viviane -  Edjalma -  Staneckinho - Fabio Escamoso -  Montalvão  - Gilsom -  Ricardo Peçanha  - Eduardo Báia -  Roni  - Junior Muniz -  Eraldo - Claudio Roberto -  Bruno Estrela  - Bruno Fujão – Manasses – Robocop - Braz  - Rondinele -  Fernando Shalrel - Sávio - Lerdão – Cássio - Tip - Jabá - Eric – Virtuoso - Lemos - Alexandre Perninha  -  Jacksom  - Tropeço – Mozato - Marcelo Português - Junior Castelo - Thiago Tralli - Lívynna - Vitor (Cabeleira) - Ricardo Elias - Gabriel Jasmin - Wellington - Alex Tarzan. 


PS - Primeiros Socorros:  Equipe de Saúde, diretamente subordinada as equipes autossuficientes, cuja a missão é prestar atendimento de saúde à família granitense e às atividades de campo e montanha, propriamente ditas. Ao longo de sua existência, esta equipe teve a necessidade de se aprimorar para o melhor. Cumprindo a sua nobre missão, mediante aos serviços que presta ao grupo, através de atendimentos de campo, orientação e atualizações até de outros integrantes de conhecimentos básicos, inspeções de saúde e apoio direto as atividades e de instruções dos diversos tipos de cursos realizados no grupo com a finalidade de otimizar o apoio de saúde de todo tipo de atividade que o grupo esteja envolvido, bem como qualquer atividade que envolva emprego dos elementos de saúde em qualquer localização ou território, nos mais curto intervalo de tempo. Com os modernos conhecimentos adquiridos e a devida adequação as necessidades do grupo, surge uma vertente do Serviço de Saúde do grupo: A Assistência Pré-Hospitalar. Em Junho de 2011 teve sua primeira turma de instrução avançada.

Quadro de Integrantes: Rose Jasmin - Vanessa Batata - Rock - Rodrigo PDC - Fabiano Serpa - Haroldo - Diogo Sarmento - Thamiris Farias - Cristiano (Banha) - Felipe Gustavo - Fernanda Carvalho. 
 

 

G.E  - Grupo de Elite: Tem a finalidade principal de por meio da execução de atividades especiais, contribuir para o preparo e a execução de atividades diversas atualizações técnicas, efetuando ações de pesquisa e ensino. Gerenciamento de eventuais problemas em atividades , salvamento ,planejamento geral de ações e atividades , liderar , guiar , instruir e substituir

     O adestramento dos GE,s (ativos) prevê , atividades pesadas em várias regiões ,buscando o aperfeiçoamento de suas técnicas de ações e a capacitação para operar em diferentes ambientes e climas.

     Os elementos do Grupo de Elite podem constituir ao mesmo tempo tento uma equipe Força-Tarefa Equipe de Apoio ou Ps, quando forem necessaria execução de  determinadas funções em atividades 2 integrantes ou maximo um quarteto , quando estiverem envolvidos em uma atividade de maior vulto.

     O batismo de fogo da equipe ocorreu na década de 80 durante as atvidades de reconhecimento nas serras dos orgãos e na serra da mantiqueira , na serra dos orgãos foi a travessia magé petropolis via sto aleixo pelo paredão onde 12 horas de escalaminhada soma a uma escalada de 3 sem equipamentos adquados onde 6 integrantes concluiram a travessia e na serra da mantiqueira 8 integrantes concluiram a travessia portaria 1 a portaria 2 do PNI somados a escalada do Pico das Agulhas Negras e Prateleiras com neve no parque com - 8 graus (nevando) sem equipamentos adequados.

     Representado por uma gorro preto e o escudo no mesmo, símbolo que os destaca entre os demais integrantes auto suficientes.

     O GE,s devem estar preparados para agir quando situações extremas lhe pedir está pronto para partir não importa o lugar onde seja necessário atuar.

Sergio  (MF - FT) - Dididnho (MF - FT) - Rui (MF - AP) - Dinho( MF - FT) - Minho (MF - AP) - Claudio Marcio ( MF - FT)

 

     Nomeados GE's apoiadores consultores especiais: MJ PM ARISTEU (BOPE) SGT BANDEIRA (COMANDOS)

Cientista ( MF - AP) - Flavio ( AP) - Celso ( AP) - Castelo ( FT- Galo (FT- Amarildo ( FT- Tcheco ( FT - AP- Índio ( FT) - Ulisses ( AP) - Pdc ( P.S  - AP - FT) - Quinho ( AP ) - Joubert ( FT) - Staneck ( AP- Anthony ( AP) - Renato P ( AP) - Renato Romão ( FT) - Piui ( AP) - Rangel (FT) - Roberto Pqd ( FT) - Sandro Pqd (FT) - Luige ( FT) - Viana ( AP) - Salu ( AP) - Regis ( AP) - André Felix ( FT) - Marcelo Gonçalves ( FT) - Cohem ( FT) - Thiago Piu (FT) - Vanessa Batata (FT) - Leandro Pão (FT) - Souza (AP) - Rodolfo Boto (FT - AP) - Roque (AP) - Rose (PS - AP) - Marco Banaggia (FT) - Adalto Lobo (AP),Thiago Vianna (FT ), Melk PQD (AP ), Cunha (FT ), Tralli (AP ).